PROVAS BÍBLICAS


Os embaixadores do Rei tem agumas provas que nós chamamos de provas bíblicas. Abaixo você confere quais são essas provas e a definição de cada uma.


Debate de versículos É a prova onde o competidor em cada rodada fala qualquer versículo da Bíblia, desde que rigorosamente como está em sua Bíblia e com a devida referência. À medida em que os competidores vão errando ou falando versículos repetidos, vão sendo eliminados, sendo vencedor o que permanecer até o fim, isto é, quem sabe mais versículos decorados.


Debate de versículos de livro específicoÉ realizado nos mesmos moldes do debate de versículos, mas neste caso admite-se apenas versículo de um determinado livro da Bíblia.


Esgrima Bíblico É aquela prova onde ganha quem achar primeiro na Bíblia a referência citada. Essa competição é excelente para a/o menina/o aprender os nomes dos livros da Bíblia, a ordem em que se encontram e a estrutura de capítulos e versículos.


Esgrima Bíblico AvançadoÉ uma variação do Esgrima, ao invés de encontrar a referência citada (por exemplo, Romanos 12.4) o competidor tem que encontrar uma palavra ou expressão (por exemplo, justiça ou manjedoura). Desse modo, vence aquele que realmente conhece o texto bíblico e não simplesmente o que sabe os endereços da Bíblia.


Detetive bíblicoÉ a mais recente de todas. O enunciado da questão é um versículo bíblico e as alternativas de resposta são nomes de livros bíblicos. O competidor deve marcar em qual desses livros se encontra o versículo citado. Isso não quer dizer que o competidor precisa conhecer cada versículo da prova, mas conhecer o assunto e/ou o estilo literário de cada livro. Veja o exemplo abaixo:

"Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!"
a) Gênesis b) Apocalipse c) Salmos d) Amós

Imagine um competidor que tenha costume de ler a Bíblia e por isso esteja familiarizado com ela. Mesmo que ele não conheça esse versículo, ele poderá deduzir que uma súplica como essa não é típica de um livro histórico como Gênesis, nem profético como Apocalipse ou Amós, mas é próprio das orações do livro de Salmos.


Prova de Conhecimento Bíblico É uma prova escrita com perguntas formuladas sobre as histórias e fatos bíblicos. Da maneira como aplicamos atualmente, a prova apresenta 20 questões objetivas, isto é, com 4 alternativas de respostas para o competidor marcar X na correta. A prova pode ser dividida em três provas distintas: Antigo Testamento, Novo Testamento e um livro específico definido previamente (Evangelho de Lucas, por exemplo).


Montagem Bíblica É uma prova que cobra do competidor conhecimento da estrutura da Bíblia. Ele deve dispor no papel a sequência correta dos livros da Bíblia, as suas divisões e o número de capítulos de cada livro.


Prova de Conhecimentos Gerais da Organização É uma prova escrita com perguntas formuladas sobre a história, os postos e as particularidades da organização missionária embaixadores do Rei.

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido